sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Motivos para o consumo de Ovos

O ovo é um alimento de fácil digestão, com altas qualidades nutricionais e baixo preço.  O conteúdo calórico é relativamente baixo. Um ovo apresenta em média 81,5 calorias. Quando apenas as claras são utilizadas, o conteúdo calórico passa a ser extremamente baixo, embora o valor nutritivo diminua muito.

Cerca de 70% do peso de um ovo é água, sendo que no caso da clara isolada, o conteúdo é quase 90%.  Os ovos são excelentes fontes de proteínas de alta qualidade. Cada ovo inteiro apresenta 7 gramas de proteínas, sendo aproximadamente 4 gramas na clara e 3 grama na gema.

A gordura da gema é insaturada, apresentando efeitos protetores com relação à artereosclerose. O colesterol está presente na gema.

Carboidratos e fibras não participam da composição dos ovos. As vitaminas liposolúveis A,D, E e K estão presentes em grandes quantidades nos ovos, assim como as vitaminas do complexo B, incluindo a B12. A vitamina C não está presente nos ovos.

Os ovos são pobres em cálcio, mas excelente fonte de fósforo, ferro e magnésio. O sódio e potássio encontram-se em boas quantidades, principalmente na clara.

O consumo de ovos é criticado com o argumento de que o colesterol presente na gema pode ser prejudicial à saúde.  O colesterol nem sempre faz mal a saúde. Ele possui funções como a síntese de testosterona, que é estimulado pelos exercícios com pesos. Desde que os níveis de colesterol se mantenham abaixo de 220mg por dia, não há limites justificáveis para a NÃO ingestão de ovos inteiros.

O consumo separado das claras só se justifica quando as pessoas apresentam níveis elevados de colesterol no sangue e dietas que necessitam da redução máxima da gordura corporal.

Resumindo:  O ovo é um excelente alimento para todas as pessoas, principalmente para esportistas e atletas.

Nenhum comentário: