quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Carboidratos Simples e Complexos


Com medo de engordar, várias pessoas acabam retirando os carboidratos da dieta.  Este procedimento é prejudicial ao seu organismo. Todo carboidrato consumido é convertido em glicose. A glicose é o combustível das células responsáveis pela produção de calor e energia do nosso organismo.

Existem três tipos de carboidratos:
  • Complexos não processados
  • Complexos processados
  • Simples
Os carboidratos complexos não processados são ricos em vitaminas, mineirais e fibras. São considerados os mais saudáveis. Possuem pouca quantidade de açúcar simples. 
Exemplos: Arroz integral, pão integral, inhame, batata doce, aveia e etc.

Os carboidratos complexos processados foram submetidos a processos de refinamento. Possuem alto teor de açúcar simples e pouca quantidade de fibras, vitaminas e minerais. Sua digestão é mais rápida que os não processados. 
Exemplos: Arroz, pão branco, baguetes, batatas e etc;

Os carboidratos simples possuem alto índice glicêmico e são absorvidos rapidamente pelo nosso organismo.  
Exemplos: açúcares, frutas,  doces,  refrigerantes e etc;

Em dietas aonde o indivíduo deseja emagrecer, os carboidratos complexos não processados devem ser consumidos com maior frequência.  São ricos em fibras e saciam a fome. Além disso, diminuem a elevação dos níveis de glicose no sangue, prevenindo doenças como obesidade, diabetes tipo 2, prisão de ventre entre outras.  A qualidade do carboidrato influencia diretamente na secreção de insulina. 

Uma boa escolha dos carboidratos irá ajuda-lo a melhorar sua saúde e desempenho. O ideal é consumir os três tipos de carboidratos em momentos específicos. 

Dica: Não devemos cortar os carboidratos simples. Eles são fundamentais para uma recuperação rápida após uma atividade física intensa.

Um comentário:

Unknown disse...

Sua definição de carbo simples e complexo está errada. Verifique aí por favor. Abs.