quinta-feira, 28 de agosto de 2008

A alimentação antes, durante e depois dos treinos

ALIMENTE-SE LOGO DEPOIS DE TREINAR. Coma imediatamente após o treino para começar a se recuperar. Ingira alimentos fontes de carboidratos de alto índice glicêmico, por exemplo pão com geléia, com mel ou goiabada.

O que faço: Sempre depois do treino aeróbico ou anaeróbico, tomo uma colher de sopa de mel (pode ser também uma dose de maltodextrina). A principal função do carboidrato pós-treino é armazenar o glicogênio gasto durante a atividade física.

COMA DURANTE OS TREINOS LONGOS. Para quem corre provas longas, a suplementação de carboidratos deve ser uma rotina nos treinos com mais de uma hora (na prova, a partir de 40min). Corridas menores não precisam de suplementação nem de dose extra de carboidratos. Não coma alimentos ricos em fibras antes de correr, pois estimulam o intestino e você pode sentir algum desconforto.

O que faço: Utilizo suplementos de carboidratos em gel.

Observação importante: Não se pode esquecer de tomar água para evitar a desidratação. Depois que os sintomas da desidratação aparecerem, não adianta mais tomar 3 litros em 5 minutos. O seu desempenho já vai estar comprometido.

MINERAIS E VITAMINAS SÃO ESSENCIAIS. Mesmo sem prover energia para o corpo, os minerais e as vitaminas entram nos processos químicos para a correta utilização dos outros nutrientes, por isso são imprescindíveis.

O que faço: Utilizo suplementos vitamínicos quando estou seguindo dieta para a perda de peso. Se não for o caso, busco os minerais e vitaminas na própria alimentação (frutas, legumes...)

Nenhum comentário: